Thursday, June 15, 2006

O cordeiro que foi imolado

Hoje, por obrigações semi-profissionais, fui à Missa. Eram dez da manhã e a casa de deus estava mais cheia que uma repartição de finanças em final de prazo de entrega do IRS, com uma ocupação por metro quadrado próxima da do Rock in Rio e lotação completamente esgotada. Não se sabe muito bem o motivo da celebração, mas parece no mínimo remoto, para não dizer inexistente. Eu fazia parte do coro: cantei frases como “O Senhor alimentou-nos com o mel dos rochedos”, “Recebei o corpo de Cristo” e o grande sucesso “O cordeiro que foi imolado é digno de receber a honra e a glória”. A celebração é fã do sofrimento e ainda ecoam na minha cabeça (oca) coisas como: “aspergir sangue”, “sacrifício”, “pecado”, “imolar” e tudo o que de mais sangrento existe em filmes de terror e que vai contra os direitos dos animais. O que mais me surpreende é que o cordeiro depois de imolado (escorrendo o seu sangue sobre o altar) ainda esteja à altura de receber Honra e Glória. Pelo menos isso, honra e glória, porque caso contrário haveria logo pessoal da Quercus a intervir. A Glória pode também ir “para Deus nas alturas, na terra e nos céus”, mas aí ainda posso compreender. O sacrifício do cordeiro (Aguns Dei) é que me comove deveras e me deixa que pensar sobre a sua eficácia: Jesus e seus camaradas degolam o cordeiro (se para alimentação legitimamente), deixam que o seu sangue aspirja e que suje o altar todo, mas que raio, um sacrifício como deve ser não contempla uma sodomização o ou uma fornicação do cordeiro? Que coisa mal amanhada. Permito-me dizer isto porque hoje na missa confessei de antemão todos os meus pecados, e livrei-me deles. Deus que os coleccione.

2 Comments:

Blogger Manuel Durão said...

Fui a essa Missa. Só a essa.

11:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

E que tal um bocadinho de cultura geral e saber afinal que o Cordeiro é o próprio Deus na Cruz?
Não ficava mal...
E porqu^abrir a boca a cantar palavras e textos que não fazem sentido para o próprio?
Faria mais sentido só assistir.

as_voltas

7:15 AM  

Post a Comment

<< Home