Tuesday, August 01, 2006

à Espera de Ruth

Esperar por Ruth tomou na minha vida o lugar do conceito multidimensional e transdisciplinar que há muito procurava. Havia em mim um vazio: uma incapacidade de ocupar na mente o espaço destinado à justificação do tempo morto, da inactividade ou da espera. Esperar por um autocarro, um comboio ou na fila para o WC é agora mais fácil sobre dois pontos de vista: em primeiro lugar porque é muito improvável que qualquer período de espera exceda o período de espera por Ruth, que aliás tende para o infinito, já que Ruth, ainda que aparecendo momentaneamente, ausenta-se de seguida, e continua a aguardar-se pela sua reaparição (veja-se que por exemplo, depois de aguardar por um autocarro, e de entrar nele, não é normalmente necessário esperar novamente por esse mesmo autocarro); em segundo porque cada vez mais o provérbio “quem espera desespera” se associa ao “quem espera sempre alcança”, já que não são completamente contraditórios, diga-o Ruth.

Assim, a utilidade da espera por Ruth não reside apenas na concretização do objecto esperado, mas sobretudo na conceptualização do período de espera em si. Deixarei de esperar por isto ou aquilo para simplesmente atentar sobre a tarefa de estar à espera e da melhor maneira de a realizar: haverá com certeza um estudo a fazer sobre as oportunidades que podem surgir na espera e que habitualmente desdenhamos em sacrifício do objecto esperado, assim como uma investigação de novas possibilidades de entretenimento para a ocupação do tempo.

O outro efeito de esperar por Ruth é a remoção do artigo definido antes dos nomes próprios no registo de língua familiar. Frases como “Onde está Pai?” ou “A semana passada fui almoçar com Maria” passarão a ser vulgares.
Para saber quem é Ruth, aprende por ti próprio(a) o que é esperar. Vai a Moçambique e pergunta por Ruth, assessora do Ministro. Pode ser que aguardes por Ruth na sala de espera.

1 Comments:

Blogger JV Nande said...

Pois é. Não será Ruth, ao fim e ao cabo, um simples estado de espírito?

11:45 AM  

Post a Comment

<< Home